Seu filho não come frutas, legumes e verduras? - A Carência Nutricional pode deixar as crianças sem apetite para esses alimentos! Entenda.
publicidade
Programas EMEX:









Teens!

RSS Todas as Matérias
Matéria Publicada: 12/07/10 11h28 Tamanho da Letra: Letra Menor Letra Maior

Seu filho não come frutas, legumes e verduras?

A Carência Nutricional pode deixar as crianças sem apetite para esses alimentos! Entenda.

A cena é quase sempre a mesma... Doces, guloseimas, salgadinhos, lanches e bastante comida industrializada ao longo do dia e sem nenhum critério de horário. Esse é o drama enfrentado por muitas mães que observam seus filhos rejeitarem as refeições principais e acabam não se alimentando corretamente, preferindo as famosas “porcarias alimentares”.

Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) revelou que a carência de zinco pode ser uma das razões para a falta de apetite infantil: 85% das crianças que tiveram suplementação com zinco passaram a comer normalmente. Esse estudo avaliou 40 crianças com idade entre oito meses e 5 anos, selecionadas por conta da queixa de falta de apetite para comida de sal. Após os seis meses de observação, os pesquisadores constataram que a suplementação com zinco melhorou a aceitação de refeições de sal por crianças. Das 20 crianças que receberam suplementação com zinco, 17 recuperaram o apetite para refeições de sal.

A carência do zinco poderia resultar em uma perda da capacidade de perceber sabores e odores de alguns tipos de alimentos, tornando a criança indiferente às refeições que os contenham, embora mantenha apetite normal para outras fontes alimentares. Outras pesquisas relacionaram também a carência de ferro como causador das alterações na percepção de sabores dos alimentos, fazendo com que a criança não tenha prazer em se alimentar, principalmente de legumes, verduras, frutas e pratos salgados. 

"a orientação nutricional é importante para corrigir hábitos alimentares equivocados e aplicar cardápios balanceados, tanto para adultos, quanto para as crianças"

As mães que participaram da pesquisa receberam a orientação de oferecer refeições em horário regular, não constranger a criança para forçar a alimentação, não fazer comentários ofensivos se a criança recusasse o alimento, não oferecer outro alimento para compensar refeições recusadas e não criar clima de discussão, ameaças ou premiações para obter a aceitação dos alimentos recusados. Isso porque, tais cenários, só complicariam ainda mais uma resposta positiva para o hábito de comer tais alimentos. 

Essa deficiência nutricional pode ser causada justamente por hábitos alimentares equivocados e a falta de conhecimento para aplicar cardápios balanceados e corretos para toda a família, inclusive os pequenos. Por isso, a orientação nutricional é muito importante, tanto para adultos, quanto para as crianças. O acompanhamento do site Emagrecendo, através do Programa de Reeducação Alimentar, possibilita que pais e filhos tenham uma dieta saudável e assim consumir os nutrientes necessários para a saúde e boa forma.

Alguns dos alimentos boas fontes de Ferro são: ostras, fígado, carne vermelha magra, atum, salmão, cereais enriquecidos com ferro, feijões, frutas secas e verduras de folhas verde-escuro. Vale ressaltar que a vitamina C é indicada para aumentar a absorção de Ferro. Já as oleaginosas (castanha do pará, castanha do caju, nozes, amêndoas), sementes e leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), são boas fontes de Zinco.


por: Dionisio Alexandrini Neto

fonte: Equipe de Nutricionistas do Site Emagrecendo



Canais
+ Sua Alimentação:
+ Suplementação
+ Fitoterapia
+ Sua saúde
+ Receitas
+ A Balança e você
+ Agite seu dia
+ Casos de sucesso
+ Homem
+ Mulher
+ Teens
+ Dietas
+ Colunitas
Programas
+ Dieta do Pontos
+ Planos
Dúvidas
+ Faq
+ Privacidade
+ Fale conosco
Institucional
+ Quem somos
+ Vagas de trabalho
Site Seguro
2 Prêmios Ibest

Importante! Os serviços do Portal EMEX são complementares à consulta com seu médico não substituindo os serviços ou orientações deste profissional.

2000-2010 emex.com.br . Todos os direitos reservados.