Segundo especialistas é uma substância estimulante do metabolismo que pode contribuir para boa forma
Se você adora colocar uma pimentinha na comida para dar aquele gostinho ardido (mesmo que seja em pouca quantidade), saiba que, além de temperar, está contribuindo para ingestão de uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório e vitaminas que atuam em várias áreas do corpo (alivio de dores de cabeça, controle dos níveis de glicose no sangue, maior capacidade pulmonar e tratamento da rinite alérgica).
Segundo especialistas é uma substância estimulante do metabolismo e pode contribuir para entrar em forma, já que o indivíduo passa a gastar mais calor através da alimentação e isso ajuda no combate a obesidade.
Os benefícios da pimenta são conhecidos há muito tempo pelos povos primitivos, mas só agora estão sendo comprovados pela ciência. Uma pesquisa recém-concluída na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) evidenciou que a pimenta diminui o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil.
Se você adora colocar uma pimentinha na comida para dar aquele gostinho ardido (mesmo que seja em pouca quantidade), saiba que, além de temperar, está contribuindo para ingestão de uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório e vitaminas que atuam em várias áreas do corpo (alivio de dores de cabeça, controle dos níveis de glicose no sangue, maior capacidade pulmonar e tratamento da rinite alérgica).
"gastar mais calor através da alimentação ajuda no combate a obesidade"
A capsaicina (princípio ativo que dá a pimenta o gosto ardido) é o que faz com que a o condimento seja benéfico. Portanto, quanto mais picante mais benefício à saúde terá com o consumo da pimenta.
E ao contrário do que se imagina, o brasileiro come pouca pimenta. O consumo não chega a meio grama por pessoa (na Tailândia é de dez gramas por dia). Entre os tipos mais tradicionais, estão: Pimenta-do-Reino Branca, Pimenta-do-Reino Preta, Pimenta Malagueta, Pimenta Síria, Pimenta-Dedo-de-Moça, Pimenta Cumari e Pimenta-De-Cheiro.
Pimenta Contra o Câncer da Próstata?
Um dos tipos de câncer que mais atinge os homens pode ser combatido com a ingestão de pimenta. É o que mostram as pesquisas feitas por cientistas dos laboratórios do Cedars-Sinai Medical Center, nos Estados Unidos, que confirmaram a eficácia da substância capsaicina na destruição das células cancerígenas que formam este tipo de tumor maligno. A pretensão dos cientistas é desenvolver a fabricação de medicamentos a base de capsaicina que ajude na prevenção e até possível cura deste tipo de câncer.
Atenção: O excesso deste alimento está ligado ao aumento dos casos de câncer de estômago. As mais picantes são prejudiciais para quem tem úlceras, gastrites ou hemorróidas.
Portanto, com moderação, é um ótimo tempero, inclusive para quem quer perder peso e aumentar sua qualidade de vida.
por: Dionisio Alexandrini Neto
Importante! Os serviços do Portal EMEX são complementares à consulta com seu médico não substituindo os serviços ou orientações deste profissional.
2000-2010 emex.com.br . Todos os direitos reservados.