Sim... É possível amenizar os efeitos negativos desse período feminino!
Estima-se que nove em cada 10 mulheres sofram com os sintomas da TPM, que podem ser sentidos de diversas maneiras, como transpiração, cansaço, insônia, diminuição do desejo sexual, indecisão, inchaço, irritabilidade e dor de cabeça. Estudos indicam que os alimentos podem contribuir diretamente para ajudá-las a “encarar” esse período pré-menstrual.
Cientistas da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, realizaram uma das maiores pesquisas sobre esse tema. Ao longo de dez anos, eles compararam a dieta de 1 968 mulheres que não sofriam nada às vésperas de menstruar com a de outras 1057 típicas vítimas de TPM. E concluíram: a incidência de sintomas foi menor nas que consumiam regularmente leite, queijo, iogurte, além de suco de laranja fortificado com vitamina D.
Óleo de Prímula
Já existe no mercado suplementos que prometem contribuir para a redução dos sintomas desse complexo “quebra cabeça” que é a tensão pré-menstrual. Prímula é o nome da planta da espécie Oenothera biennis, nativa da América do Norte e seu óleo (obtido das sementes dessa planta), é rico em (GLA) Ácido Gama Linolênico, fundamental para o funcionamento do organismo e que origina a prostaglandina E1, uma substância que ajuda a equilibrar os hormônios femininos, diminuindo assim os impactos da TPM.
Considerado por muitos como um dos melhores recursos da fitoterapia para combater a tensão pré-menstrual, o óleo de prímula se torna benéfico para melhor o humor e reduzir dores no corpo que algumas mulheres sentem por alguns dias, antes da menstruação.
"o óleo de prímula se torna benéfico para melhor o humor e reduzir dores no corpo que algumas mulheres sentem na TPM"
Alimentação
Algumas medidas relacionadas a hábitos alimentares podem ajudar você a amenizar a TPM, como, por exemplo, diminuir o sal na comida, já que ele retém água no organismo e piora o inchaço. Dê preferência ainda aos alimentos diuréticos, como o chuchu, a melancia e o abacaxi, pois, ao contrário do sal, eles ajudam a eliminar o excesso de água. Outro recurso é tomar menos café. Estudos indicaram que as mulheres que consumiam pelo menos uma xícara de alguma bebida contendo cafeína, como café, chá ou refrigerantes, tinham maior tendência a TPM.
Mais um que pode ser considerado amigo é o chocolate, que contém o aminoácido triptofano, o qual ativa a produção de serotonina (um neurotransmissor ligado ao bem estar). Entretanto, o consumo exagerado de açúcar, além de ser inimigo da balança, pode piorar os sintomas da TPM. Já a soja é indicada porque é fonte de estrogênio vegetal, que ajuda a aliviar os sintomas. Por conta do alto teor de carboidratos complexos e proteínas, leguminosas como lentilha, feijão, grão-de-bico e ervilha aliviam os sintomas da TPM. Além disso, contribui a regular os níveis de açúcar no sangue, estabilizando o humor e a ansiedade.
Atividade Física
Faça exercícios! Além de ser essencial para manutenção do peso e redução de gordura, a atividade física promove a liberação da endorfina (que exerce efeito vasodilatador e analgésico, reduzindo assim a dor e desconforto causado pela TPM).
ONDE ENCONTRAR (Óleo de Prímula)
• Shopping EMEX
Acesse:
shopping.emex.com.br
• Emex - Nutrição Orientada
No Emex você encontra linhas completas de produtos e alimentos funcionais.
No Emex você encontra a Nutricionista do Emex que orienta programas nutricionais, além de suplementação alimentar individualizada para que você alcance o resultado que procura.
Rua: Barão do Triunfo, 348
Brooklin Paulista - São Paulo
Tel.: 11 5096.1626
Horário de Funcionamento:
- Segunda à Sexta: 08h00 às 20h00
- Sábados: 09h00 às 14h00
por: Dionisio Alexandrini Neto
fonte: Livro Alimentos O Melhor Remédio Para a Boa Saúde; Jean Carper; Editora Campus.
Importante! Os serviços do Portal EMEX são complementares à consulta com seu médico não substituindo os serviços ou orientações deste profissional.
2000-2010 emex.com.br . Todos os direitos reservados.